Toda criança gosta de chocolate e com meu filho não é diferente.
Outro dia, estavamos na sala de casa assistindo DVD e comendo M&M's.
De maneira bem descompromissada, comecei a brincar com ele: eu mostrava
o chocolate, perguntava qual era a cor e logo em seguida respondia.
Notei que ele repetia a minha resposta, o que certamente o ajudava a
memorizar aquela informação.
Se você já passou pela livraria aqui do site,
deve ter visto que uma das minhas últimas indicações foi "Pais e
Educadores de Alta Performance", escrito por Içami Tiba. No capítulo
"vídeo game também ensina", o autor compara o "brinquedo" à escola e
mostra que é mais fácil alguém aprender jogando do que sentado numa
carteira. Dentre os argumentos que defenem essa ideia, temos o Sistema
de Recompensa no Cérebro. "A cada ação bem-sucedida, o cérebro despeja
dopamina, gerando prazer ao usuário, que, para conseguir mais prazer,
precisa jogar mais. Alunos adoram a escola, o que lhes atrapalha a vida
são as aulas" (pág. 42).
Dias depois comprei M&M's novamente e
lembrando do que li no livro, resolvi melhorar a brincadeira. Tirei os
chocolatinhos da embalagem, um a um e perguntei quais eram as cores.
Sempre que ele gaguejava ou errava, eu respondia e comia. Quando
acertava, o chocolate era dele.
Eis que na reunião da escola, a
professora veio me contar que estava ensinando cores primárias para a
turma, quando o Henrique além de acertar todas, mostrou também as secundárias, indicando com o dedinho
aonde elas estavam. Fica a dica para mamães e papais!
"Quando
deixamos de educar, estamos construindo a ignorância, impedindo a
criança e o jovem de dar um Passo Além para a Alta Performance." - Içami Tiba
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