segunda-feira, 4 de março de 2013

Cores, sem perder o foco.



Toda criança gosta de chocolate e com meu filho não é diferente. Outro dia, estavamos na sala de casa assistindo DVD e comendo M&M's. De maneira bem descompromissada, comecei a brincar com ele: eu mostrava o chocolate, perguntava qual era a cor e logo em seguida respondia. Notei que ele repetia a minha resposta, o que certamente o ajudava a memorizar aquela informação.

Se você já passou pela livraria aqui do site, deve ter visto que uma das minhas últimas indicações foi "Pais e Educadores de Alta Performance", escrito por Içami Tiba. No capítulo "vídeo game também ensina", o autor compara o "brinquedo" à escola e mostra que é mais fácil alguém aprender jogando do que sentado numa carteira. Dentre os argumentos que defenem essa ideia, temos o Sistema de Recompensa no Cérebro. "A cada ação bem-sucedida, o cérebro despeja dopamina, gerando prazer ao usuário, que, para conseguir mais prazer, precisa jogar mais. Alunos adoram a escola, o que lhes atrapalha a vida são as aulas" (pág. 42).

Dias depois comprei M&M's novamente e lembrando do que li no livro, resolvi melhorar a brincadeira. Tirei os chocolatinhos da embalagem, um a um e perguntei quais eram as cores. Sempre que ele gaguejava ou errava, eu respondia e comia. Quando acertava, o chocolate era dele.
Eis que na reunião da escola, a professora veio me contar que estava ensinando cores primárias para a turma, quando o Henrique além de acertar todas, mostrou também as secundárias, indicando com o dedinho aonde elas estavam. Fica a dica para mamães e papais!

"Quando deixamos de educar, estamos construindo a ignorância, impedindo a criança e o jovem de dar um Passo Além para a Alta Performance." - Içami Tiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário