quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Detalhes de um chá de bebê perfeito. #1


Vamos começar fazendo um acordo. Convite com a foto da grávida ou do ultrassom, enfeites de isopor grudados na parede, bebida alcoólica, bebês dentro de xícaras, ímãs de geladeira para lembrancinha e a futura mamãe chupando chupeta estão abolidos da história de vida do seu bebê, ok? Mamadeiras tudo bem. Elas podem. Mas só as que você ganhar. Não apareça na foto tomando suco dentro de uma.

Todas essas coisas foram devidamente riscadas da sua listinha? Ótimo! Então vamos organizar um chá de bebê verdadeiramente especial.

Alguém aqui já deve ter te contado que sou publicitária. Não sei se esse foi o principal motivo, mas provavelmente pesou muito para que eu fizesse questão de organizar meu próprio chá de bebê. Então depois de pesquisar muito, conversar com outras mamães e ler tudo sobre esse assunto, a primeira coisa que pensei ao começar os preparativos foi fazer a seleção de todos os presentinhos que eu queria ganhar. Coincidentemente (ou não.) eles são, novamente, os primeiros a serem pensados.

A LISTA DE PRESENTES
Há quem peça o pacote de fraldas mais algum outro item como chupeta, mamadeira, lencinhos etc. Outras mamães optam por pedir apenas fraldas. Tem ainda as que montam suas listas em uma loja específica, geralmente na Alô Bebê.

Pensando em deixar a situação boa pra todo mundo, fiz a minha na loja e encaminhei o seguinte texto nos convites: “Favor levar 1 pacote de fraldas tamanho x. Caso queira comprar mais algum presentinho, nossa lista está na loja Alô Bebê. Essa me parecia uma boa forma para tirar dos convidados a obrigatoriedade de levar algo além das fraldas e, ao mesmo tempo, quem estivesse interessado no agrado, não correria o risco de comprar coisas que eu não precisasse, uma vez que tudo estava discriminado na lista.

Assim como eu, você pode imaginar que essa é uma ótima alternativa. Então amiga, quero te avisar que não é! De uns 70 convidados, apenas 3 quiseram “levar mais algum presentinho” da lista. Por extenso: três.

Se essa minha decisão foi ruim, eu sinceramente não sei. Reclamar seria injusto, muita gente levou presente por escolha própria. Além disso, enquanto meu filho completava 1 ano e 4 meses eu ainda tinha fraldas do chá de bebê para serem usadas. Ganhei carrinho, lencinhos, banheira e muitas roupas. Notei que as pessoas não se deram sequer o trabalho de olhar a lista, mas tiveram vontade de me presentear.

Conclusões:

- Não se preocupe em fazer lista. Fazendo ou não, os convidados vão comprar o que eles quiserem e perto de suas casas.

- Se a sua intenção for ganhar mais do que fraldas, peça claramente o que necessita. Dar opção de escolha significa não ganhar.

Decidida a forma de distribuir os pedidos, vem a hora mais chata da brincadeira: adivinhar quanto seu bebê vai gastar de fraldas por fase e separar os tamanhos.

Na minha opinião, a melhor forma de organizar isso (pelo menos foi o que deu certo comigo) é dividir o número de convidados por porcentagens. Sempre lembrando que no caso de casais e famílias, conta-se 1 pacote. Então ficaria: 10% RN, 20% P,  35% M e 35% G. O tamanho XG será presente do seu próprio bolso, pois fica difícil saber qual o desenvolvimento da criança. Algumas podem desfraldar sem nem sair do G, concorda?

E se sobrar pacotes de algum tamanho depois que o baby nascer, você ainda tem duas opções: trocar com alguma grávida ou até mesmo fazer um super saldão para vender tudinho.

Não especifique marca. Isso é bem chato e pode segmentar demais a escolha dos convidados. Deixe livre para cada um levar a marca que preferir. Você sabe que uns vão comprar a mais barata e até o pacotinho com menos quantidade e outros vão chegar com aquela super caixa de 150 unidades. Não faz mal! Tudo deve ser bem-vindo. Sem contar que cada pessoa tem um gosto. Algumas mamães vão comentar que a fralda da Turma da Mônica é a melhor e por isso levaram ela, outras não abrem mão da Pampers. Essas coisas fazem parte e serão boas para você mesma tirar suas conclusões.

Último conselho: chame todo mundo que você conhecer. Das amigas íntimas à atendente legal do mercadinho. Quanto mais gente, melhor! Sabe porque? Eu diria que uma média de 60% dos convidados comparecem. Aqueles que não puderem ir, comprarão pelo menos as fraldas e te entregarão na primeira oportunidade, como pedido de desculpa. Depois, é só reservar um armário para guardar o estoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário