quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Detalhes de um chá de bebê perfeito. #2

Entendo que você ache essa história de fazer listas uma chatice. Inclusive, compartilho da mesma opinião. Mas se a sua lista de presentes está pronta, agora você precisa de gente para te presentar. É hora de reunir as pessoas mais legais de todos os tempos em uma folha de papel.

A LISTA DE CONVIDADOS
Nosso primeiro passo é definir algo importante: chá de bebê das luluzinhas ou misto?

Antigamente era natural chamar apenas mulheres para o evento. Hoje, porém, chega a ser difícil encontrar uma mamãe que siga essa regra. A moda agora é fazer um misto de convidados, com crianças e adultos, homens e mulheres.

Escolher desta maneira, como tudo na vida, tem seu lado bom e seu lado ruim. O bom é que a comemoração será lotada e divertida. Em contrapartida, prepae-se para turbinar os aperitivos e elevar as bebidas ao cubo. Ah! E tenha em mente que essa gente toda não significa mais presentes. Casais e famílias podem ser contadas como um pacote de fraldas do tipo "filho único".

Convidar apenas mulheres não chega a ser uma escolha ultrapassada. Há quem prefira por sentir que estar apenas entre amigas torna o ambiente bem aconchegante e deixa a grávida mais à vontade. Tudo bem! Se é para o bem da festa e a felicidade geral da mamãe, diga aos convidados que não será misto. Mas nas próximas linhas, vamos levar em consideração um chá misto, assim posso falar sobre o que vivi e não apenas o que li por aí.

Fazer uma lista de convidados é o que há de mais confuso na hora de preparar uma festa, seja ela qual for. Sabe por que? Se você tem dinheiro, beleza. Mas se a grana tá curta, fica aquela equação de décimo nono grau: comida x convidados = amiga + marido (- filho mais velho) + 2x filhas. Tudo isso dividido pela verba disponível para o evento.

Então vamos organizar esse cafofo.

- Em primeiro lugar vem a família, porque ela é impossível não chamar.
Avó e avô do bebê, bisavó e bisavô vivos (de preferência!), todas as tias e tios, primas e primos do primeiro ao último grau que a grávida mantem contato. Tudo isso do lado materno e paterno dela e do papai do bebê.

- Agora os amigos íntimos. Porque eles sempre estiveram por perto.
Se aguentaram o humor inconstante da grávida durante os últimos meses e fizeram hora extra como bússola do futuro papai todas as vezes que ele se sentiu perdidão, merecem estar lá.

- Colegas de trabalho, condomínio, faculdade, cursos e afins. Porque chamá-los seria simpático.
Sabe aquelas pessoas que encontraram o casal periodicamente e sempre perguntaram pro papai se estava tudo bem ou aqueles que fizeram carinho uma vez por semana na barriga da mamãe? Eles foram gentis, é hora de retribuir a gentileza.

- Todos os outros tipos de pessoas. Porque assim ganha mais presente.
Esse tópico é opcional. Se a mocinha do mercado é um doce de pessoa ou a amiga da tia do bebê enviou um presentinho, pode chamar. Não que haja um super carinho, mas são pacotes de fralda a mais para o bebê. (Vide dica no post anterior)

Se existem pessoas que complicam a sua lista, não chame. Um exemplo: a grávida até gosta bastante da faxineira do trabalho dela. Mas ao chamar a faxineira vem também o marido que ninguém conhece, a filha mais velha com o namorado, a segunda filha, o caçula terrível do casal e a sobrinha que mora junto na casa. Se convidar ela, tem que chamar a outra que trabalha junto e tem uma família maior ainda, porque senão fica chato. Faz assim: corte todo mundo e elimine o problema.

Na dúvida sobre quem chamar, um ponto é bem válido: quando não é a gestante que está preparando o próprio chá, temos uma grande vantagem. Caso alguém não seja convidado de propósito ou tenha sido esquecido, ela tem quem culpar. Agora, se você é a mamãe e está preparando tudo sozinha, minta pras pessoas chatas. Parece feio falar, mas na prática é uma benção! Elas nunca saberão se foi você, sua cunhada ou melhor amiga que organizou a lista de convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário